DIRETOR DO INTO TERÁ DE APRESENTAR LAUDO MÉDICO EM CINCO DIAS
Direito do Paciente
A 2ª Vara Federal de Duque de Caxias determinou que o diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO dê explicações e apresente laudo médico de uma paciente, indicando sua posição na fila de cirurgia de joelho em até cinco dias.
A urgência se dá porque a paciente aguarda há oito meses na fila do Sistema Único de Saúde - SUS, por uma cirurgia de videoartroscopia em razão de uma lesão no menisco. Foi pelo que buscou nossos serviços jurídicos.
Após a atuação do advogado Alexandre Ferreira, o juízo da 2ª Vara Federal cominou multa de R$5.000,00 em razão da demora do SUS em agendar consultas para a paciente.
Em casos de saúde para pessoas que dependem do SUS, e não possuem dinheiro para arcar com os procedimentos médicos e compra de medicamentos, acreditamos na atuação do advogado, incialmente, de maneira pro bono, sem cobrar do cliente para ajuizar a ação.
O advogado tem o dever de contribuir para diminuir as desigualdades sociais.
Auxiliar na regulação do SUS, na eliminação das filas e, principalmente, ajudar a acabar com o sofrimento das pessoas deve ser uma missão para a advocacia. É como agimos.